Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Os clássicos viram jogos

E olha que interessante! Quando eu era pequeno, queria muito entrar nas histórias que lia! Queria muito caminhar pelas ruas, conhecer os personagens, tentar mudar o enredo das histórias! É uma vontade de transformar as palavras que lemos em nossas vidas!


Agora, imaginem poder viver um pouquinho disso com os clássicos da literatura? E viver jogando? Pode aprofundar o nosso relacionamento com a literatura, com os elementos da narração dos autores!


Vocês têm algum livro que leram que gostariam que virasse jogo? Qual?


Conte-nos aqui!


Um abraço grande, espero que gostem da dica!
Marcelo

domingo, 28 de julho de 2013

Vem novidade por aí



Mas, a ansiedade da boneca é tanta que ela quis adiantar, mesmo sem os outros deixarem, que terão uma série de novidades. Ai, quais serão? Pelo que a Emília comentou, parece que alguns personagens, que não apareceram antes, estarão nos novos episódios.


Por isso, a gente quer saber, quais personagens vocês gostariam de ver na segunda temporada?

Carinho de avó

Eu morava no mesmo prédio e no mesmo andar em que a minha avó morava! Era só atravessar o hall e já estava em sua casa. Ela cuidou de mim desde muito cedo. A minha mãe trabalhava o dia inteiro e eu ficava de manhã com ela, antes de ir à escola, e no final da tarde também!


Lembro-me muito de como ela segurava nas minhas mãos, apertando forte e dizendo que era um abraço de mão! Lembro-me das comidas gostosas que fazia para mim e de como ríamos durante as refeições com as coisas que conversávamos.


Lembro-me de que amava dormir na cama dela, ao ladinho dela, de mãos dadas a noite inteira, até o amanhecer! Ela se levantava antes para esquentar o meu leite e preparar o meu pão. Chamava-me na cama com delicadeza e todo o carinho do mundo!


Ela sempre sentia frio e calor antes que eu pudesse sentir, pedindo-me para me agasalhar ou me refrescar. Durante as minhas brincadeiras em meu quarto, percebia que me olhava na porta, bem quietinha, mas admirando aquele neto a brincar.


Eu cresci, ela curtia as minhas namoradas, os meus amigos. Mudei-me para outro prédio, não nos víamos com frequência, mas sempre me ligava, querendo saber como estava.


Então, foi ela que começou a precisar de ajuda. Precisar que alguém estivesse sempre ao seu lado. Sua vida foi tão cheia de coisas, tão cheia de memórias, que não conseguia mais encontrar palavras para dizê-las.


Eu sou um cara muito feliz por ter tido uma avó tão especial quanto ela! Posso dizer que aproveitei aquela mulher, a minha avó, até o último instante. A última vez que a vi, mostrei-lhe a aliança de casamento, dois dias antes de pedir a minha esposa em casamento. Ela me olhou e sorriu, dando-me um abraço de mão como quando eu era um menino. Não precisava dizer mais nada!


Essa é a minha história com a minha avó Yolanda! E essa foi uma homenagem a ela para hoje, dia 26 de julho, dia das avós!


Quero desejar um feliz dia das avós para todas as avós de vocês!


Um beijo,
Marcelo

Resumos do sitio



Vou parar um tempo com os resumos e vou fazer uma enquete sobre qual dos canais que passam o Sítio vocês leitores querem ver os resumos!

Desafio do Pedrinho - Resposta




O Pedrinho se escondeu na cor que representa a mata do Capoeirão dos Tucanos, o copo verde. Ele adora aventuras, principalmente, as de folclore, por isso, ficou com essa opção.


Então, acertou quem disse que ele estava no número 3.


Fique ligado. Logo teremos mais desafios!

terça-feira, 23 de julho de 2013

Bastidores do Sítio

 Priscila Fantin - Bela, Lara Rodrigues - Narizinho e César Cardadeiro - Pedrinho

Resumo Canal Futura - A Bela e a Fera

Capítulo 1 - Dona Carochinha? O que ela quer pelo Capoeirão?

Emília, Pedrinho e Narizinho vêem Dona Carochinha andando pelas redondezas do Sítio. Emília tem a ideia de seguir a barata. Zé Carijó chega e convida a turminha para comer uvas, todos saem e esquecem do plano. Carochinha aparece na gruta da Cuca e diz que é assunto particular, Pesadelo sai. A Barata conta a história de um homem que foi amaldiçoado por ela e que virou uma fera. Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé vão de charrete até a venda do Elias. Pesadelo quer que Carochinha vá embora. Emília quer ir atrás da "cascuda". Pedrinho e Narizinho ficam sem vontade. Saci aparece e chama todos para ver uma coisa misteriosa. Dona Benta e Tia Nastácia compram na venda do Elias e percebem que ele está triste. Saci mostra uma casa abandonada para a turminha, todos ficam pasmos. Elias conta que mentiu para suas sobrinhas que era rico e avisa que elas estão indo para o Arraial dos Tucanos. Um carro chega na cidade. Bela, Dulce e Flora saem de dentro do veículo. Bela observa a paisagem. Dulce e Flora confundem Nastácia e Benta com empregadas e ficam pasmas com seu Tio. Carochinha e Cuca chegam na frente da casa, a turminha observa. A Barata conta que o homem transformado em fera só vai voltar ao normal quando alguma mulher se apaixonar por ele e que o tempo está se esgotando. Cuca não entende. Carochinha explica que está com medo de a turma do Sítio interferir nos planos, já que a fera decidiu morar perto do Sítio do Picapau Amarelo. Emília fica pasma quando ouve o nome dela e de Narizinho.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Curiosidades da Emília


No especial de 40 anos da Rede Globo em 2005, Dona Benta e Visconde de Sabugosa anunciaram Ivete Sangalo, que iria cantar a música tema do Sítio do Picapau Amarelo.

domingo, 21 de julho de 2013

Resumos do Canal Futura - O Muiraquitã

O Muiraquitã

Capítulo 1 - Uma missão para o Saci
 A turma do Sítio vê uma coisa brilhante no céu, todos pensam que é uma estrela cadente, mas o ser cai na terra. Saci observa e aparece Tupã, o Deus da floresta e dos bichos. Emília fica desconfiada com o que viu. Tupã pede para o Saci guardar a sua pedra verde, o Deus vai embora. A boneca observa a coisa subindo para o céu. Amanhece. Sai tenta encontrar um lugar para esconder a pedra. Cuca observa. Tio Barnabé conta que a coisa podia ser Tupã. Cuca volta para sua gruta e encontra Cabeça de Cuia, Pé de Garrafa e Barba ruiva, os monstros querem pegar a pedra. Barnabé conta a história da pedra e dos monstros que querem pega - la. Cuca expulsa os monstros da sua gruta e vai atrás do Saci, o diabinho de uma perna só foge. Os monstros convencem Cuca a ajudar a pegar a pedra. Saci pede para Barnabé esconder a pedra, o velho coloca o objeto dentro da massa de Panettone que Tia Nastácia está fazendo para o Ano Novo. Iara fica pasma ao saber o que o Saci fez.

Capítulo 2 - Cuca e Barba Ruiva vão para o Sítio

Iara fica pasma ao saber que Saci pediu para Barnabé esconder a pedra. Emília fica desconfiada da coisa brilhante. Os monstros querem pegar a pedra. Barba Ruiva vai até a venda de Seu Elias e pede algumas roupas, o monstro vê uma mulher e tenta beija -la, a moça fica brava, ele foge. Barnabé fala aonde escondeu a pedra. Emília ouve, os dois ficam pasmos. Nastácia termina seus panettones. Cuca se transforma em Angélica para entrar no Sítio junto com Barba Ruiva disfarçado. Dona Benta recebe os dois com carinho, pois não sabe quem são. Rabicó entra na cozinha e pega um panettone. Saci e Barnabé entram depois e desmancham todos os bolos em busca da pedra verde. Tia Nastácia chega e coloca os dois para fora da cozinha. Barba Ruiva entra e tenta beijar a cozinheira, Nastácia grita. Todos correm para o local e batem na cabeça do beijoqueiro. Cuca e o monstro voltam para a gruta. Rabicó come o panettone e cospe a pedra no chão. Nastácia varre o local e encontra o objeto, ela faz um colar. A turminha do Sítio já sabe de tudo o que está acontecendo. Todos vão para a cozinha procurar a pedra mágica. Saci faz vento com redemoinho, tudo começa a voar, Dona Benta chega e fica brava.

Capítulo 3 - Mais Você
Dona Benta manda todos pararem com a confusão, Saci para com o vento. A avó pede para todos se retirarem. Nastácia fica na cozinha e deseja ficar famosa. Uma produtora de televisão aparece no Sítio e entra na casa, Dona Benta fica confusa. A produtora Penélope convida Tia Nastácia para trabalhar na televisão e ficar famosa, ela aceita. Todos do Sítio se despedem da cozinheira. Zé Carijó se oferece para cozinhar. Emília quer achar a Pedra Verde. Iara fala para Saci ficar atento nas pessoas que tem os desejos realizados. No projac Nastácia fica sabendo que vai participar do programa da Ana Maria Braga. Amanhece. Todos do Sítio vêem Nastácia no programa Mais Você da Rede Globo. Depois que o programa terminou Cuca e Barba Ruiva disfarçados vão pedir desculpas para Dona Benta, Zé Carijó serve café com sal para os convidados. Penélope avisa que Nastácia não irá voltar para o Sítio, a cozinheira do Sítio desiste da fama e volta ao lugar que ela tanto gosta, todos ficam felizes com sua volta. Pedrinho fala com Nastácia sobre a saudade que ele sentiu, a cozinheira dá o colar com a pedrinha que ela achou para o menino. O neto de Dona Benta deseja ter bigodes. Nastácia grita e todos correm para ver o que aconteceu, Pedrinho ganhou bigode. Emília puxa o bigode e percebe que não é falso, o menino corre atrás da boneca furioso. Barba Ruiva e Cuca disfarçados desconfiam, a bruxa esconde seu rabo e percebe que a pedra verde pode estar por perto.

Capítulo 4 - O Senhor Pedrinho

Pedrinho começa a mandar na casa de Dona Benta, o menino avisa que quer ser chamado de Senhor. Dona Benta e o neto vão até a venda de Elias e compram um terno para Pedrinho. Cabeça de Cuia e Pé de Garrafa resolvem ir atrás de Cuca e Barba Ruiva. Pedrinho volta para casa e manda Narizinho aumentar a barra do vestido, pois está muito curto. A menina fica furiosa. Cuca disfarçada de Angélica avisa que quer casar com Pedrinho. Cabeça de Cuia e Pé de Garrafa se escondem atrás de um arbusto. Cuca disfarçada quer se casar com Pedrinho para poder descobrir onde está a pedra verde. Emília e Narizinho perguntam para Tia Nastácia o que aconteceu, o neto de Dona Benta chega e manda as duas não atrapalharem e sai. Cuca disfarçada pede uma jóia para acontecer o noivado, o menino mostra a pedra mágica. Tia Nastácia termina de fazer a torta e fala para Emília e sua dona que deu para Pedrinho uma pedra verde, as duas se olham. Cuca pega a pedra, Saci avisa que é a bruxa. Pedrinho dá um beijo na monstra e ela volta ao normal, todos gritam. O bigode do menino desaparece. Nastácia joga a torta na cara da Cuca e ela cai, todos pulam em cima da bruxa. Zé consegue pegar a pedra e foge. Cabeça de Cuia e Pé de Garrafa vêem e correm atrás. Cuca sai da confusão junto com barba ruiva e vão atrás do caipira. Zé fica cercado, ele deseja ter asas para fugir e voa. Na sala Pedrinho pede desculpas para todo mundo. Zé cansa de voar e deseja ficar sem as asas, o caipira começa a cair.

Capítulo 5 - Plano batatal

Todos conversam na sala, quando ouvem o grito de Zé Carijó. O Caipira fica sem as asas e cai no galinheiro. Zé esconde a pedra no ninho de sua galinha, todos chegam para ajudar. Saci pergunta sobre o muiraquitã, o caipira não conta onde escondeu. Barba Ruiva, Pé de Garrafa e Cabeça de Cuia observam e decidem pegar Zé Carijó. A Turma do Sítio volta para casa. Emília quer a pedra. Todos saem para procurar o objeto mágico. A galinha Carijó deseja ser um pavão. Narizinho vê Dona Benta com dores nas articulações, a menina do nariz arrebitado vai até o galinheiro e olha o pavão. A neta de Dona Benta acha a pedra. Os monstros encontram Zé Carijó no curral da Vaca Mocha, eles pegam o caipira. Pedrinho, Emília e Saci procuram pela pedra. Narizinho vai até a sala, onde Dona Benta lê um livro, a menina deseja que a vó fique mais nova. Os monstros fazem cócegas no Zé Carijó, o caipira conta onde escondeu o objeto mágico. Pedrinho, Emília, Saci e Visconde chegam e vêem Dona Benta nova, a avó quer voltar ao normal. Narizinho deseja. Emília pega a pedra da mão de Narizinho. Os monstros não encontram a pedra, Zé fala com a galinha. Os malvados ouvem e amarram Zé em uma árvore. Saci encontra o caipira e o desamarra. Anoitece. Emília tem um plano para enganar os monstros, Visconde fabrica piche e coloca em cima de uma boneca. Pedrinho e Narizinho colocam a boneca na varanda e saem. Os monstros aparecem no local.

Capítulo 6 - No Reino das Águas Claras

Os monstros vêem a boneca com piche, Barba Ruiva fica com vontade de beijar e fica preso na boneca, os outros vão ajudar e também ficam colados. Emília observa e fica feliz. A Turminha foge pela janela para esconder o muiraquitã em algum lugar. Cuca vê e fica furiosa, a bruxa manda o seu morcego espião atrás da turminha. Emília, Visconde, Pedrinho e Narizinho andam na mata. Saci aparece com o Zé Carijó, o diabinho de uma perna só pede a pedra, Emília deseja sumir dali, todos se preocupam. Cuca aparece na varanda do Sítio e concorda em ajudar os monstros, pois vai ficar com a pedra durante 100 anos. Amanhece. A Turma ainda procura por Emília na mata. Narizinho já sabe onde sua boneca está. Emília anda perto do ribeirão, Iara aparece. A Boneca fala para a Mãe d'água não contar para ninguém que ela esteve ali, Emília entra no rio à caminho do Reino das Águas Claras. Dona Benta se preocupa com todos. Emília encontra o Príncipe Escamado, e ela pede para ele guardar a pedra. Narizinho, Pedrinho e Zé entram no rio. Zé e Visconde ficam com Iara. O morcego espião da Cuca avisa onde está a pedra verde. Emília ganha uma nova roupa da Dona Aranha. Narizinho chega e Príncipe fica feliz. Cuca e os monstros chegam no ribeirão e vêem Saci, Iara e Visconde. A Mãe d'Água consegue fugir. O sabugo e o diabinho de uma perna só ficam e Cuca manda amarrar os dois. Narizinho pede a pedra, Emília brava com todos deseja que Zé Carijó vire um caramujo. Doutor Caramujo aparece e diz que o Reino está sendo atacado.

Capítulo 7 - A volta de Tupã
Cuca e os monstros invadem o Reino das Águas Claras. Visconde e Saci foram amarrados pelos malvados e Iara aparece para socorrer. Cabeça de Cuia prende o Príncipe Escamado em uma rede. Barba Ruiva pega Narizinho. Pé de Garrafa prende Pedrinho. Cuca pede para Emília devolver a pedra, senão os amigos irão sofrer. A boneca deseja que Zé Carijó volte ao normal e que Cuca se transforme em uma princesa do bem. A Bruxa se transforma em uma princesa, mas do mal. Zé pega Emília e foge. Saci e Visconde ficam pasmos com o que aconteceu no Reino das Águas Claras. Cuca e os monstros voltam para a gruta com os prisioneiros, a bruxa deseja que Cabeça de Cuia fique com cara de sapo, Pé de Garrafa para não falar e Barba Ruiva para ficar com a barba loira. Emília, Visconde, Zé e Saci aparecem fora da gruta e gritam. A Bruxa aparece e deseja que o o céu fique escuro. Cuca volta para a gruta e desfaz tudo. Dona Benta e Nastácia estranham as mudanças no céu. Emília tem um plano para salvar todos e pegar o muiraquitã. Zé entra na caverna e leva uma caixa para Cuca, o caipira beija a malvadona e pega a pedra. Emília sai da caixa e liberta todos, que fogem. Cuca e os monstros correm atrás, mas sofrem com os desejos da Emília. Os monstros vão parar em cima de uma árvore que são atacados por marimbondos. Cuca fica presa em seu caldeirão. A Turma espera por Tupã, o Deus aparece e pede a pedra, ele avisa que cada um tem seu muiraquitã, o coração. Todos voltam para o Sítio e contam a aventura para a avó e para a cozinheira. Saci e Iara observam Tupã indo embora. Todos do Sítio ficam felizes, pois é Ano Novo e desejam a todos muita alegria!

Vídeo Show - Dia das Crianças

 
Ícone de alerta

 

A história da Emília


A Emília adora inventar história e participar das aventuras contadas pelos outros, mas, dessa vez, parece que ninguém queria deixá-la dizer um conto criado por ela mesma.


“Quando chegou a noite e Tia Nastácia acendeu o lampião e disse “É hora!”, a boneca entrou na sala, muito esticadinha para trás, toda cheia de si.


- Era uma vez… foi dizendo.


- Espere, Emília! – advertiu Narizinho. Não vê que o Visconde e o seu Félix ainda não vieram?


Nisto chegou o gato e sentou-se no colo de Dona Benta. Depois apareceu o Visconde, que entrou para dentro da lata.


Emília começou de novo:


- Era uma vez um rei…


- Eu já sabia que vinha história de rei – interrompeu Narizinho. Emília vive com a cabeça entupida de reis, príncipes, fadas…


A boneca não fez caso e continuou:


- Era uma vez um ‘rei’, um ‘príncipe’ e uma ‘fada’, que moravam juntos num lindo palácio de cristal, no meio do lago mais azul de todos”.


Como será que termina essa história? Como você gostaria que terminasse? Conte pra gente.


O final pensado pela Emília está no livro “A história de Emília”, da Editora Globo.

Desafio do Pedrinho




Vocês sabem que o Pedrinho adora uma aventura e, nas férias, as reinações só aumentaram. Dessa ele decidiu chamar vocês para brincarem com ele. Topam? Em qual desses 3 copos vocês acham que eles se escondeu? Foi no 1, no 2 ou no 3?


A resposta certa será apresentada aqui no Blog do Sítio na próxima segunda-feira, dia 22 de julho.

Dica importante do Zé Gotinha


Apoio: Ministério da Saúde

sábado, 20 de julho de 2013

Sítio do Picapau Amarelo - 2005 - O Preço do Verdadeiro amor

Capítulo 1 – A Menina Cléo
Dona Benta e Tia Nastácia estão fazendo os quitutes para a festa no arraial. Enquanto isso, as crianças correm atrás do Rabicó porque o danado comeu a válvula do rádio, pensando que era um caramelo. Agora, Emília, Pedrinho e Narizinho querem que ele ‘desengula’ a peça para o Visconde consertar o aparelho. Deu um trabalhão, mas o sabugo ligou o rádio bem na hora em que estava começando o programa da Cléo! A radialista troca cartas com Narizinho há bastante tempo. Uma coisa preocupou a menina do nariz arrebitado: A Cléo não falou nem dois minutos e um silêncio sepulcral invadiu as ondas do rádio. ‘Alguma coisa ruim aconteceu’, afirmou. Ela tinha razão. A pobrezinha não agüentava mais de tanto trabalhar para sua madrasta e resolveu fugir. Cléo então conseguiu um disfarce e foi para Sítio do Picapau Amarelo!
No Sítio, todos partiram para o arraial. O coronel Teodorico preparou uma grande festa para inaugurar a escola Coronel Teodorico de Menezes, e aproveitou a ocasião para lançar sua candidatura a prefeito da cidade! Em meio a toda esta confusão, Pedrinho conheceu um menino cheio de fome. Muito gentil, o menino lhe ofereceu alguns quitutes da festa. Quando Elias viu o garoto guardando comida berrou ‘Pega ladrão!’, e o menino sumiu dali feito um foguete. No caminho, ele esbarrou com a delicada Cléo, que fugiu assustada, sem perceber que sua correntinha tinha caído. O misterioso menino ainda tentou avisá-la, mas era tarde demais. Logo em seguida, chegaram Pedrinho, Narizinho e a Emília, que danada como ela só, logo reconheceu a visitante. Alegria, alegria!

Resumo: Canal do Sítio


Dia do Amigo




O episódio de hoje, O Circo do Picapau Amarelo, contou uma história de amizade. Você se lembra de que a Emília ficava com vergonha de se apresentar em público, mas com a ajuda da Narizinho e do Pedrinho ela superou esse mal-estar e foi o sucesso do espetáculo?


Pois os amigos são assim. Cuidam e querem bem, sem olhar a quem, como diria a Dona Benta. Esse é o verdadeiro significado da palavra amizade. Por isso, hoje, dia 20 de julho, o pessoal do Sítio está em festa. Comemora-se o dia do amigo! Um dia especial para falar, abraçar, telefonar para todos aqueles que sempre estão ao seu redor.


Tem alguma mensagem especial para os seus amigos do Sítio? Escreve aqui pra gente.