Páginas

sábado, 9 de março de 2013

Para fazer um bom trabalho de escola


Eu me lembro do meu primeiro trabalho da escola para casa. Tinha um tema definido pela professora: a Alemanha. Naquela época, não havia internet, então, as coisas eram mais difíceis. Sim, porque temos de admitir que a internet é um instrumento facilitador gigante para estudantes e professores. Lembro-me de procurar nas enciclopédias sobre esse país. E encontrei coisas sobre datas disso, personalidades marcantes, moeda, língua. Tudo foi para o meu trabalho. Feito à mão, em papel almaço.


Minha mãe me ensinou a fazer cabeçalho, colocar capa, título… e era o que dava para ser feito seguindo as limitações da falta de tecnologia. Bem, ela me levou a um restaurante alemão para experimentarmos as comidas típicas e escutarmos o dono falar aquela língua estranha para um menino de 9 anos. Aquela vivência foi para o meu trabalho. Tirei fotos, pedi um cardápio para tirar uma fotocópia. O trabalho ficou bonito!


O que eu quero aqui é dar algumas dicas para vocês! Lá vão elas:


1. Pensar no tema de forma ampla. Procurar diversas referências e formas de contar o que se pesquisa: pode ser por imagens, com vídeos, com escritos;


2. Pensar em uma escrita autoral, sem cópias. Uma escrita que contenha seus questionamentos a partir dos dados coletados;


3. Ordenar o seu trabalho com os seguintes tópicos (para a sua organização):
O tema: falar do tema especificamente; procurar referências que descrevam as principais ideias sobre o tema;
• Suas opiniões e questionamentos: todo trabalho deveria ter espaço para nos colocarmos, ou seja, escrever o que pensamos sobre o tema e de que forma sustentamos as nossas opiniões; essa é uma escrita mais elaborada, que deve fugir do “acho legal”, “acho bonito”, coisas do gênero;
Conclusões: que é você juntar a suas opiniões e conhecimentos com o tema em si; cabe também você propor algo.


4. Pensar na formatação do trabalho. Pensar na letra, no espaçamento entre linhas, nos parágrafos, na capa, numeração de páginas (a escola costuma dar uma espécie de manual para a formatação dos trabalhos, e seguir esse manual é importante para nos mantermos focados no conteúdo).


Espero que essas dicas os ajudem!


Um abração!
Marcelo

O nascimento do Visconde




— Depressa, Pedrinho! Arranje-me um bom Visconde de sabugo, bem respeitável, de cartola na cabeça e um sinal de coroa na testa, e venha com ele pedir Emília em casamento. Enganei-a que Rabicó é filho desse Visconde, o qual é um grande rei de um reino lá atrás do morro. Os dois, pai e filho, foram encantados por uma fada, só devendo se desencantarem no dia em que Rabicó descobrir uma certa minhoca com um certo anel mágico na barriga.


— E a boba acreditou?


— Acreditou piamente e declarou que nesse caso aceitará Rabicó como esposo, embora não vá morar com ele enquanto não virar príncipe novamente.


Pedrinho fez como Lúcia pediu. Arranjou um bom sabugo, ainda com umas palhinhas no pescoço que fingiam muito bem de barba, botou-lhe braços e pernas, fez cara com nariz, boca, olhos e tudo – e não esqueceu de marcar-lhe a testa com um sinal de coroa de rei.


Depois enterrou-lhe na cabeça uma cartolinha e lá foi com ele à casa da boneca.


— Toc, toc, toc, bateu.


— Quem é? — indagou de dentro a voz da menina.


— É o ilustre senhor Visconde de Sabugosa que vem fazer uma visita à senhora condessa de Três Estrelinhas e pedi-la em casamento para o seu ilustre filho, o senhor marquês de Rabicó.


— Esperem um minutinho que já abro — respondeu a menina.




Trecho retirado do livro: “Reinações de Narizinho”, Editora Globo.

Blog

Oi estou aqui rapidinho pra dizer que mudou o link do blog e agora é http://omundomagicodositio1.blogspot.com.br/ coloque o blog no seus Favoritos e acesse a hora que quiser até logo.
By: Sr N.

Voltamos!


Hoje voltamos com muitas novidades como novo modelo e logo e muitas novidades em breve!

Novidades em Março!
Muitas novidades nesse mês confira algumas:
Resumos do Sítio – Vamos postar os resumos do Sítio só de um canal ou mais.
Histórias do Sítio – Volta com uma história nova com o nome Cadê a Branca de Neve.
No pomar com a Narizinho – Quadro que fala sobre as frutas do pomar do Sítio.
Direto do Baú – Este quadro vai mostrar muitas coisas do Sítio passadas que estavam guardadas no baú.
Na biblioteca com o Visconde – O quadro mostra livros muitos legais que o visconde adorou.
Receitas da Tia Nastácia – Receitas feitas pela tia Nastácia
Histórias da Dona Benta – Histórias contadas por dona Benta.
Vem Por Aí! – Novidades que em breve serão reveladas...
 Esses são os quadros e ainda pode vir mais.
Obs: alguns quadros podem não virem participar do blog.