Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Episódio perdido.


Sinopse
............................................................................

O famoso cavaleiro Dom Quixote de La Mancha chega ao Sítio do Picapau Amarelo e provoca as maiores confusões. O episódio Dom Quixote, com texto de Mario Teixeira e Duca Rachid e direção geral de Cininha de Paula e Paulo Ghelli, estreou nas manhãs da TV Globo na segunda-feira, dia 03 de janeiro de 2005.
Dona Benta (Nicette Bruno) decide contar uma nova história para as crianças e escolhe a de Dom Quixote. Visconde (Candido Damm) corre para pegar livros na estante, mas, de tão pesados que são, eles caem em cima do pobre inventor e o deixam tão fino quanto uma folha de papel. Tia Nastácia (Dhu Moraes) recebe a difícil missão de criar um novo Visconde (Aramis Trindade). Ela consegue, mas no início ele só sabe falar de fórmulas físicas e matemáticas. É, então, que Emília (Isabelle Drummond) despeja em sua cabecinha o caldo da ciência e Visconde volta a ser como antes.
Pedrinho (João Vitor Silva), Narizinho (Caroline Molinari) e Emília se encantam com o homem que ficou com a cabeça transtornada de tanto ler romances impossíveis e cheios de aventura: o próprio Dom Quixote. Nem imaginam que logo ali, no Arraial dos Tucanos, uma estranha figura está provocando grandes confusões. O homem é muito magro, veste roupas velhas e encardidas e parece estar meio fora do ar. Zé Carijó (Cassiano Carneiro), que está desmemoriado porque uma jaca caiu em sua cabeça, é o primeiro a encontrá-lo. O estranho homem acha que Carijó é seu fiel escudeiro Sancho Pança. Sem memória, Carijó acredita piamente no que ouve e começa a falar em espanhol, muda suas roupas e até seu jeito de andar.
E, então, Sancho Pança/ Zé Carijó passa a acompanhar seu fidalgo Dom Quixote (Candido Damm) nas mais incríveis aventuras. Dom Quixote acha que Tia Nastácia é sua amada Dulcinéia e que a Cuca (Jacira Santos) é seu maior inimigo, o dragão Freston. À Dona Benta resta o título de Rainha do "Reino do Picapau Amarelo". A turma do Sítio finge que acredita em todas as loucuras do cavaleiro e também não contraria Zé Carijó. O clima fica ainda mais quente quando o esperto e guloso Lazarilho (Angelo Paes Leme) chega ao Arraial e inventa as mais fantásticas mentiras, sempre disposto a se dar bem.
 
Capítulo 01 - O Dia em que o Visconde pagou o Pato pelas traquinagens da Marquesa*
Texto: Robson Mistersilva (Do original exibido, em 2005)

O Sol nasceu com sua trombeta trazendo ares de aventura e leitura para o Sítio do Picapau Amarelo. Dona Benta resolveu ler para seus netos um grande clássico da Literatura – Dom Quixote de La Mancha.
Enquanto a leitura se desencadeava, perto dali, nas proximidades da porteira do Sítio apareceu um homem de idade já avançada. Vestia o que pareciam latas velhas. Segurava uma lança em uma mão e um escudo na outra. Era magro, bem magro e as barbas, brancas como a neve. Ninguém acreditaria, mas era o Dom Quixote em carne e osso (quer dizer, mais osso do que carne!) que estava por ali.
Quindim, o tomador de contas do Sítio, avista o visitante indesejado. E para cumprir os eu dever, tratou logo de expulsar o intruso.
Ao ver aquele paquiderme furioso, o velho aventureiro logo imaginou tratar-se de um gigantesco monstro como tantos que já enfrentara.
Atacado pelo monstro, acabou indo parar no meio do Capoeirão dos Tucanos, onde foi novamente atacado. Dessa vez por um terrível Demônio de Uma Perna Só (Adivinhem que demônio era esse!).
O Saci, que não gosta nem um pouco de assustar aqueles que entram na mata, dá um baita susto e deixa o pobre Dom Quixote perdido no meio daquela mata estranha para o nobre fidalgo.
Enquanto isso, depois de terminar a leitura daquele dia. Dona Benta vai guardar o livro e pde que ninguém mexa nele. Depois, sai com Narizinho.
Quindim fala para a Emília sobre o velho magrelo que ele assustou das terras próximas ao Sítio. A marquesa pediu as características do homem e Quindim fala para ela como era o tal sujeito. Esperta como ela só, logo imaginou que só poderia ser o Dom Quixote que havia aparecido por ali.
Para tirar a dúvida, obrigou o Visconde a ir até a Biblioteca de Dona Benta e pegar o livro do Dom Quixote (o mesmo que Dona Benta havia proibido que pegassem).
Como a estante era alta, pegou um banquinho para ajudar na tarefa de pegar o tal livro. Mas, o banquinho tombou e o Visconde caiu. Não só ele. Vários livros caem sobre o pobre sabugo de milho. E o pobre Visconde volta a ser apenas um boneco de espiga velha.
 Continua...
___________________
* Título do capítulo e linguagem adaptada pelo escritor sergipano Robson Mistersilva
fonte:canal do sítio.

Sítio Fragmentos.

Para escrever "A Pipa da Emília" Rodrigo Castilho usou como base o capítulo "A Pescaria" do livro "Reinações de Narizinho". Vejam melhor como foi a construção do episódio:

....................................................................
Trecho do livro:


— Agora, Emília, bico calado! Nenhum pio, senão espanta os peixes. Logo que um deles beliscar, zuct!, dê um puxão na linha.
E, deixando-a ali, foi ter com a preta.
— Você me frita para o jantar o peixinho da Emília, Nastácia? Frita?
— Frito, sim! Frito até no dedo!...
— Não caçoe, Nastácia! Emília é uma danada. Ninguém imagina de quanta coisa ela é capaz.
Palavras não eram ditas e — tchíbum!... pescadora de pano revirava dentro d’água, com pedra e tudo.
— Acuda, Nastácia! Emília está se afogando!... — gritou a menina aflita.
De fato. Um peixe engolira a isca e, lutando por safar-se do anzol, arrastara a boneca para o meio do rio.
Tia Nastácia arranjou uma vara de gancho e com muito jeito foi puxando para a beira do córrego a infeliz pescadora, até o ponto onde a menina a pudesse agarrar.
 ............................................................
Comentários:
No livro a história é assim: Tia Nastácia havia levado Narizinho para pescar no riacho. Lá a menina coloca uma vara na mão da boneca para que ela pesque também. Esse contexto foi totalmente descartado no episódio do desenho.
Esta parte é que foi aproveitada: Tia Nastácia desconfia que Emília, por ser uma boneca de pano, consiga pescar um peixe. Esse fato foi modificado e serviu de base para a construção da história do desenho. Onde Emília se sente incapaz de fazer algo sozinha.
No livro, Emília parece tentar mostrar que consegue pescar o peixe, mas acaba caindo na água. No desenho, quem corre o perigo é o Visconde, que é levado pelo vento.
No livro, Nastácia salva a boneca. No desenho (devido à forte tendência de tentar fazer da Emília a personagem principal da trama), que salva o dia - digo, o Visconde - é a Emília.
No livro, porém, mesmo se afogando, Emília consegue pescar o peixe que mais tarde Nastácia irá fritar, conforme se verá caso vá ao livro e leia de onde esse fragmento parou.
Fonte:Canal do sítio.

Novidades de aniversário.

Gostaram da nova aparencia do blog O faz de conta do sítio com os logotipos do Canal do sítio, então comente se gostaram.Mais Novidades:

_ Fragmentos dos Episódios do sítio em desenho: escrito pelo blog  Canal do sítio fragmentos tirados dos livros de Monteiro Lobato adaptados pela tv no sítio em desenho.

_ Episódio perdido do sítio:O episódio  "Dom Quixote 2005" o blog Canal do sítio achou e escreveu os resumos do episódio Dom Quixote de 2005, perdido, aqui no blog vou passar os resumos dos capítulos deste episódio.

_Resumos do sítio do canal da Globo internacional:O blog vai começar apartir de amanhã a passar os resumos do sítio do canal da Globo internacional com a história:Quem quiser que conte outra de 2007.

Enquete encerrada.


Rapunzel.
  3 (100%)
 
Otávio.
  1 (33%)
 
Emengarda.
  0 (0%)
Sua filha.
  0 (0%)
Seus capangas
  0 (0%)


Votos até o momento: 4
Enquete encerrada.
Rapunzel ganhou a enquete!
 

Novidades!



Novos logotipos do sítio feitos por mistersilva design e imagens do blog Canal do sítio. Quando aparecer esta imagem escrita mistersilva design são feitos pelo canal do sítio!

A Dama dos Pés de Cabra:nova aventura na telinha do Viva!

 

Em 2004, a turma do Sítio do Picapau Amarelo passou uma temporada em Portugal, onde gravou o episódio "A Dama dos Pés de Cabra", que o Canal Viva começa a reprisar nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro. A gravação aconteceu nas cidades de Lisboa e Sintra, tendo como principais cenários o Castelo dos Mouros, o Palácio Nacional de Sintra e o Palácio da Pena.

Sob a direção de Cininha de Paula e Paulo Ghelli, a história é baseada no conto do autor português Alexandre Herculano e fala sobre uma princesa que se apaixona pelo filho de uma bruxa, que a amaldiçoa e a condena a viver com patas de cabra no lugar de seus pés.

"A trama tem elementos fantásticos que combinam perfeitamente com o universo de Monteiro Lobato. E um sabor de aventura desconhecido para o público brasileiro. Por fim, ambientar a história em Portugal é uma singela homenagem aos 'portuguezinhos', que têm nos recebido tão bem", disse o autor Mário Teixeira na época.
fonte:viagem de pirlimpimpim.

Aventuras do sítio em: As caçadas de Emília.

Capítulo 3
Emília vai atrás de Visconde e Pesadelo tenta pegar Visconde.
Pesadelo diz que seria uma boa idéia levar um sabugo de milho para a Cuca, Visconde pergunta se é ele Pesadelo diz sim Visconde corre Pesadelo pula nas árvores o mostro se enrosca nos galhos das árvores e Visconde corre, ao Visconde parar ele escuta roncos ao dar a volta numa árvore encontra Rabicó de pança cheia. Cuca chama Pesadelo e chega a, bruxa pergunta onde ele estava ele fala que quase pega o Visconde, Cuca manda Pesadelo ir pegar Visconde de novo. Emília chega ao quarto de Narizinho e pega um chapéu e sua canastrinha e vai atrás de Visconde. Visconde acorda Rabicó, Visconde pega seu vidro de poção Pesadelo observa os dois encima da árvore Rabicó pergunta o que ele estava fazendo ali o sabugo diz que veio levar ele de volta ao sítio Visconde pega o saquinho de pirlimpimpim e joga em cima deles, Pesadelo pula e cai no chão. Visconde e rabicó aparecem na porteira do sítio Emília também aparece e pergunta onde estava Visconde ele diz que foi buscar o Marquês, Rabicó enxerga mangas na árvore e corre para pegalas, Emília fala que ela e Visconde vão para capoeirão dos Tucanos acharem os caçadores Visconde diz que não quer ir de novo para o capoeirão Emília diz que vai sim e sim ela entra sua canastrinha e os dois vãos. Narizinho chega e pergunta a sua vó se viu Emília ela diz que não viu. Anoitece no sítio...

Curiosidades 2001:Audiência do especial do "Sítio" supera até Roberto Carlos

O especial de Natal do "Sítio do Picapau Amarelo", que está mais para uma colagem de clipes do que para musical, deu média de 31 pontos (contra 17 do SBT), no dia 26 de dezembro de 2001. Foi a melhor audiência até então dos especiais de fim de ano da Globo. Superou até o de Roberto Carlos, no sábado, que ficou nos 28 pontos.

Notícia:2001

Curiosidades.

Chamada de 2001.

Essas chamadas 2001, tem um significado muito importante aos fãs da versão SÍTIO DO PICAPAU AMARELO ANOS 2000. Essas chamadas foram o começo de tudo, quando ninguém esperava que o Sítio voltaria eles chegaram! Existiram várias chamadas desenho dessas que foram muito bem divulgadas na emissora. Passavam bastante no intervalo de todos os programas.

Muito legal mesmo, e depois quando o programa estreiou foi um sucesso geral chegando a marcar 19 pontos no ibope.

No Canal Futura também vinham essas propagandas.
fonte:superblog do sítio.

Curiosidades.

 A Casa que João Melado que ele arrendou do Coronel Teodorico em 2003 voltou a ser usada em 2004 no episódio  A Dama dos pés de Cabra como o esconderijo da Bruxa de Portugal no sítio,a Bruxa trocou de roupa com Cecéu na mesma casa que João Melado usou em o caipira de 2003.Compare as fotos!
fonte:superblog do sítio.

Curiosidades.

 

Marluce Medeiros que interpretou Alice no episódio Dance de 2004  já tinha dado as caras no sítio como uma apresentadora de Tv que levou a tia Nastácia ao programa da Ana Maria Braga no episódio a Pedra Verde em 2002.
Compare as fotos!
fonte:superblog do sítio.

Curiosidades!

 


 Na Imagem vemos a varanda da casa do Coronel Teodorico,nele as visitas costumavam-se sentar fora,não era mostrado a parte de dentro da Casa, no episódio Rapunzel e Estrada começou-se a mostrar a parte de dentro da casa,em 2004 a casa sofreu mudanças só na frente,ficou arborizada o muro todo gramado,o Coronel não se mudou verdadeiramente pro arraial como no enredo,mas as cenas eram feitas separadas que dava a idéia de a casa ser na cidade cenográfica do Arraial.

Enquete encerrada

 
Um lugar diferente.
  2 (66%)
 
Um grande aventureiro.
  2 (66%)
 
As promessas do Rabicó.
  2 (66%)
 
O bolo de tia Nastácia.
  2 (66%)
 
A pílula do doutor Caramujo.
  2 (66%)
 
A princesa do reino das águas claras.
  2 (66%)
 
A viagem de dona benta Benta.
  3 (100%)
 


Votos até o momento: 15
Enquete encerrada
 
O episódio ganhador da enquete foi  A viagem de Dona Benta!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A seguir imagens do episódio ganhador!
 
 

 









 

Cenários do sítio

                                                       A casa do sítio de 2004.

Curiosidades.


Ontem, o Sítio em desenho trouxe como tema uma pipa. Em outro episódio, a pipa já animou todos do Sítio. Veja as imagens do episódio Volta ao Reino das Águas Claras;

A Turma faz uma pipa


Com ajuda de Tio Barnabé, todos empinam a pipa


Ela voa sobre o céu do Sítio


Até Teodorico se arrisca a empiná - la


Visconde,sem medo, empina a pipa, que antes o deixava com medo de ser levado junto.
Fonte:pablog do sítio.

Isabelle Drummond faz 18 anos e mostra que cresceu!


 Conhecida na TV desde que surgiu na minissérie "Os Maias", em 2001, aos 7 anos, Isabelle Drummond cresceu sendo acompanhada de perto pelo público. Agora, pestes a completar os 18, em abril, ela se prepara para um nova fase na carreira artística. Além do aniversário, a atriz vai comemorar a estreia de "Marias do lar", novela em que viverá sua primeira protagonista na televisão.
— O público acompanhou meu crescimento e quero corresponder às expectativas. Estou me dedicando muito à personagem, que é uma doméstica chamada Cida. Ela é doce, sonhadora e batalhadora.
Para estrelar a novela de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, dirigida por Denise Saraceni, Isabelle se dedica intensivamente a aulas de canto e de dança. Focada no trabalho, tem pouco tempo para se dedicar a uma de suas atividades favoritas: a equitação.
— Adoro cavalos e sempre pratiquei num haras em Niterói, onde moro. Mas não tenho tido tanto tempo — conta.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Em "Os Maias":

Como Emília, no "Sítio do picapau amarelo":
Em "Cordel encantado":
Fonte: O Globo - Patrícia Kogut

 



Boneca de Pano

fonte:pablog do sítio.
 

Album ilustrado do sítio velho.


















Esta imagem é do primeiro album ilustrado do sítio.

Frases dos personagens.

       Emília
      
     "Batatal!" (quando ela tem uma idéia genial)
  • "Cara de coruja!" (quando ela quer xingar)
  • "Cara de coruja seca!" (quando ela quer xingar muito)
  • "É obóvio!" (quando ela vai dizer "é óbvio", mas ela se implica com o "b mudo" da palavra)
  • "Que bissurdo!" (quando ela vai dizer "que absurdo!")
  • "Carambolas!" (quando ela fica surpresa)
  • "Que lerdeza Visconde!" (quando o Visconde não a obedece direito)
      fonte:wikipédia

Cenários do sítio.

A casa do sítio de 2003.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Curiosidades

O Episódio de hoje da Rede Globo teve como um dos temas, uma pipa. A história se desenvolveu com uma confusão: Visconde foi levado pela pipa. Essa não é a primeira vez que a turma se mete em confusão com um papagaio. Em 2006, Emília usou uma pandorga para colocar sal nas nuvens e fazer com que a chuva caísse, mas a boneca se esborrachou no chão. Ainda bem que tudo acabou bem.

Vale lembrar que as palavras papagaio e pandorga são outros nomes da pipa...
fonte:pablog do sítio.