Páginas

sábado, 28 de abril de 2012

Identidade digital

Todo mundo tem características que nos identificam, que nos diferenciam uns dos outros,que comunicam quem somos, que contam de onde viemos, para onde queremos ir, quais são os nossos gostos e vontades, a que cultura pertencemos e coisas do tipo.


Falar de si é uma forma de fazermos história, de criarmos memória e de construir identidade. Contar as nossas histórias ajuda as pessoas a nos entender melhor, com nossas dificuldades, interesses e conquistas. Tudo aquilo que nos identifica faz parte da nossa identidade.


Na internet, a nossa identidade é virtual. Identidade virtual é você na internet. É como você se apresenta, comunica-se e conhece as pessoas. As pessoas te reconhecem por meio dessa identidade virtual. E você precisa cuidar dela. Qualquer coisa que você diga, que curta, que poste, faz parte da história da sua identidade virtual.


Apesar dessa identidade ser virtual, das pessoas não entrarem em contato com você de forma direta, presencial, não significa que é permitido, honesto e ético você contar fatos que não são verdadeiros, contar histórias que manipulam ou enganam os demais. Entendam que cada vez mais a internet fará parte de nossas vidas e que será uma ferramenta de socialização, trabalho e acesso à cultura potente e sempre presente em nosso cotidiano. Portanto, temos o dever e a obrigação de sermos responsáveis e éticos na hora de nos fazermos presentes nesse mar sem fim!


Vamos cuidar de quem somos na rede? Vamos ser modelos para que ninguém use de forma errada a identidade virtual?


Até o dia 11 de maio!
Marcelo


Marcelo Cunha Bueno é consultor do Mundo do Sítio, desde o começo do site. Acompanhou a criação da Terra Encantada da Sabedoria, Biblioteca do Visconde e o jogo Brincaderia. Além disso, é dono da escola Estilo de Aprender, em São Paulo, e colunista da Revista Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário