Páginas

sábado, 10 de março de 2012

Sítio Fragmentos.

Para escrever "A Fuga da Emília" Rodrigo Castilho usou como base um fragmento do livro "Reinações de Narizinho", adaptando-o e criando um novo enredo para a história. Vejam melhor como foi a construção do episódio:

....................................................................
Trecho do livro:



Narizinho foi espiar o que Emília estava fazendo. Encontrou-a no cantinho da sala onde era o seu “quarto”, muito atarefada em botar os seus vestidos e brinquedos nas caixas de papelão que lhe serviam de mala. Mas notou que Emília só botava os vestidos e brinquedos que ela, Narizinho, lhe havia dado.
[...]
— Que é isso, Emília? Parece louca!...
— É que estou arrumando minhas malas para me mudar desta casa. Não gosto de velhas, nem brancas nem pretas.
— Ir para onde, boba? Pensa que é só ir saindo?
— Vou para a casa do Pequeno Polegar. Quando lhe dei de presente o pito de barro, ele me disse: “Muito obrigado. Dona Emília. Tenho lá uma casa às suas ordens. Apareça.” Chegou o dia. Vou aparecer e ficar morando lá.
— E você pensa que cabe na casinha do Pequeno Polegar? Já se esqueceu, boba, de que ele é deste tamanhinho?
 ............................................................
Comentários:
Rodrigo Castilho partiu desse ponto para escrever "A fuga da Emília". No livro, a história se chama "A zanga da Emília" e conta o fato de Emília ter sido repreendida por Dona Benta quando se fazia um concurso para escolher quem ficaria responsável por fazer o boneco de madeira falante. Depois de repreendida, Emília vai para o quarto e começa a arrumar suas malas. O mesmo acontece no desenho, mas a história é outra. Na animação, Emília fica chateada por que Narizinho sempre esquece-a pelos cantos, então decide ir embora do Sítio.
 Aqui mostra-se a raiva de Emília tanto de Tia Nastácia por apoiar a atitude de Dona Benta quanto desta por ter repreendido a "ação" da boneca. No desenho, a raiva é somente de Narizinho, mesmo assim ela resolve ir embora do Sítio.
No livro, Emília pensa em ir embora e morar com o Pequeno Polegar. No desenho, ela fica sem rumo e acaba indo morar com a Cuca.
No livro, Emília apenas pensa em ir embora, mas o argumento de Narizinho de que a casa do Pequeno Polegar é muito pequena para a boneca faz com que Emília pense e acaba desistindo de ir embora. (Depois, é claro, de receber um presente!). No desenho, Rodrigo Castilho imagina o que teria acontecido com a Emília se tivesse ido embora e faz o imaginado acontecer no novo enredo da aventura.
fonte:canal do sítio

Nenhum comentário:

Postar um comentário